sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A familia tradicional

Todos nós ouvimos histórias de avós, daqueles que por cá andam há mais uns anos, sobre a chamada família tradicional.

Ou talvez mesmo, alguns ainda achem que vivem, na primeira pessoa, integrados numa família com uma estrutura e uma organização tradicional.


Quando dizemos ou ouvimos dizer: "- A minha família vai juntar-se toda no Natal, lá na nossa terra" - sabemos bem a que se referem, e isto mesmo que, se calhar, nós próprios não façamos nada do género.

Pensemos um pouco sobre essa família tradicional e a partir das suas próprias vivências, façamos dela uma descrição.

5 comentários:

Flavio disse...

A família tradicional é onde o pai e o ganha-pão e a mãe tinha o trabalho de cuidar dos filhos e zelar pela casa. Embora na minha casa não seja assim, na altura dos meus avós a família era tradicional.

Diogo disse...

A família tradicional é aquela na qual a função do homem é sustentar a casa, e a função da mulher é tratar da casa e da educação dos filhos. A minha família não é uma família tradicional, uma vez que, tanto o meu pai como a minha mãe trabalhavam, o mesmo acontecia com os meus avós.

SOARES disse...

A família tradicional, é composta pela avó que cuida dos netos, a mãe doméstica que cuida do lar e o pai operário fabril.

Anónimo disse...

A família tradicional era sempre constituída pelos dois membros pai e mãe, tinha uma outra maneira de viver, porque quando há uma figura masculina em casa é sempre um suporte, na educação e no orçamento familiar. No meu caso, foi muito difícil, porque pertenci a uma família fora desse modelo.
Na educação e no orçamento da minha família fui sempre a única a assumir as responsabilidades.

Isabel disse...

A família tradicional é aquela que era considerada com base numa união permanente de um casal casado juntamente com os seus filhos. O pai era aquele que tinha o papel fundamental para a subsistência da família, ao passo que a mãe cuidava da lida doméstica e da educação dos filhos. No meu caso pessoal a minha família não era assim tão “tradicional”, pois a minha mãe também trabalhava, fora, em fábricas para o sustento da família. Acho que isto se deve ao facto de termos vindo de outro país, onde os costumes eram diferentes