O membros da designada Geração Móvel (Mobile Generation) são utilizadores cada vez mais exigentes, independentes e auto-confiantes.
Mostram-se flexíveis, empreendedores e optimistas, são também "multi-taskers" capazes de utilizar 5,4 canais simultâneos de informação contra 1,7 canais da geração anterior.
A Geração Móvel, nascida no seio dos dispositivos móveis, está cada vez mais dependente da tecnologia, das redes sociais e de uma utilização intensa.
O telemóvel é indispensável aos jovens. Então por que não aproveitar o seu potencial em benefício da aprendizagem?
Apesar dos dispositivos móveis estarem, na maioria das escolas, proibidos e por isso o seu uso na sala de aula ser quase nulo, há já algumas experiências que revelam vantagens na sua utilização.
O director de uma escola secundária em Hallsville prometeu entregar a cada aluno um iPod Nano ou iPod Touch para uso educacional caso se verifiquem resultados positivos na aprendizagem.
No estudo piloto realizado com dispositivos móveis Apple os resultados obtidos apontam para um aumento da retenção da informação.
Falar em tecnologias móveis não é só falar em telemóveis mas também em mentes móveis.
Não se sabe ainda como os alunos que aprendem através destas tecnologias irão actuar na sociedade futuramente.
No entanto, os dispositivos móveis levam os alunos a envolver-se na aprendizagem como nunca foi visto antes o que certamente terá consequências nos seus desempenhos.
As inúmeras ferramentas Web 2.0 com versão móvel permitem ir ao encontro das motivações e destrezas da Geração iPhone e, ao mesmo tempo, das exigências da Sociedade do Conhecimento e da aprendizagem em mobilidade.
citado de : Adelina Moura - FCT Universidade do Minho
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