Crianças, bebés, mães, pais, irmãos são tudo nomes intimamente ligados à ideia de família.
Quando algo não está bem, ou está muito bem, no
comportamento das crianças, dos jovens e até nos adultos pensamos sempre no
ambiente familiar em que se desenvolveram.
As
características da família são decisivas para o
desenvolvimento humano. Pensemos em algumas especialmente
positivas para um
desenvolvimento harmonioso da criança
6 comentários:
As famílias são grupos restritos e íntimos que ensinam regras de comportamento e são compostas por indivíduos dedicados aos filhos, é a unidade básica dentro da qual a criança é apresentada á sociedade.
família deve ter um ambiente saudável, aonde não aja conflitos dentro da relação e aonde aja regras que permitam uma boa sustentabilidade nas bases da educação da criança.
Durante o desenvolvimento da criança é à família que compete a educação e a transmissão dos valores sociais e culturais. Esta é uma frase feita, mas fica muito bem aqui, “ a juventude de hoje são os adultos de amanhã”.
Primeira: uma boa educação regida pelo casal, quando o pai ou mãe dita ordens, por exemplo, pede para fazer tarefas em casa, isto seja feito de bom grado, pois assim os filhos serão compensados com sentimentos positivos dos pais ou com recompensas materiais.
Segunda : muito carinho e afecto e compreensão entre os pais e filhos. Alegria nos melhores momentos, tolerância e paciência nos momentos difíceis. Se o filho tiver uma boa nota na escola deve ser elogiado, se tiver um problema deve ser ouvido com calma para poder ser ajudado.
A família é muito importante para o desenvolvimento da criança, na medida em que facilitam a sua aquisição de regras de comportamento consistentes e ainda as apresentam a outros dispositivos exteriores como outras famílias, trabalho e lazer.
Enviar um comentário