terça-feira, 25 de novembro de 2008

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ficha Globalização NG2 DR4 - 2

NG2_DR4_Ficha_Globaliza3

Ficha Globalização NG2 DR4 - 1

NG2_DR4_Ficha_Globaliza1

Ficha - A mudança social

ng7_dr4_mudanca_social

Apresentação sobre a noção de mudança social

A noção de mudança social
muda_social_dr4_uc7_clc

Portugal, um retrato social - Gente Diferente





Este é o primeiro episódio da extraordinária série documental - Portugal, um retrato social - , de António Barreto.

Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos.

Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum.

Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.


sábado, 15 de novembro de 2008

Documentário sobre Mudança Social

Autoria: António Barreto; Realização: Joana Pontes; Música: Rodrigo Leão




Este é um retrato do nosso país.Um retrato da sociedade contemporânea.

É um retrato de grupo: dos portugueses e dos estrangeiros que vivem connosco. É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado, para os últimos trinta ou quarenta anos. (...)

Mudar de vida, documentário da RTP.

O fim da sociedade rural A sociedade contemporânea, urbana, era ainda há pouco tempo rural. Mudou muito depressa. Muitos portugueses emigraram, a maior parte saiu das aldeias e foi viver para as cidades e para o litoral. O campo está despovoado. As cidades cresceram. As estradas aproximaram as regiões. Nas áreas metropolitanas, organizou-se uma nova vida quotidiana. Há mais conforto dentro das casas, mas as condições de vida nas cidades são difíceis.


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Mito de Babel


Na apresentação do filme Babel, o realizador mexicano Alejandro González Inárritu coloca em voz off uma narração baseada no Mito de Babel que se encontra no Génesis na Bíblia.


"No início, todos os povos do Senhor falavam a mesma Língua... Nada do que se propunham realizar lhes era impossível de alcançar.

Mas, receando o que espírito humano poderia conquistar, o Senhor disse:

- Vamos até eles e confundamos a sua linguagem para que não possam compreender o discurso uns dos outros.
"

E termina este trecho de vídeo com uma mensagem, que poderemos pensar que será, provavelmente, a ideia essencial que o realizador procurou transmitir neste filme:

- Se quiser ser compreendido. Ouça!

Apresentação vídeo do filme Babel

Crítica do Filme Babel

Um excelente filme, na minha opinião. É interessante ver como simples acções podem mudar as vidas das pessoas de locais e culturas completamente diferentes. Acho que o filme retrata muito bem a conexão entre os diversos povos. Podemos falar línguas diferentes e ter culturas completamente distintas, e o filme mostra como este facto afecta a vida das pessoas, em vários pontos diferentes do mundo, mas ainda assim sentir uma grande proximidade entre todos os seres humanos.
Considero que é um filme a não perder. Senti-me agarrada à história desde o início, as questões da comunicação, da burocracia e da globalização estiveram sempre presentes.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ONU, organização das nações unidas


A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos, fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo. Nasceu oficialmente em 24 de Outubro de 1945, data de promulgação da Carta das Nações Unidas, que é uma espécie de Constituição da entidade, assinada na época por 51 países. Objectivo de fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhorar padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta da ONU, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.

As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Económico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova York, com excepção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.

Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho – por exemplo: OMS (Organização Mundial da Saúde), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Banco Mundial e FMI (Fundo Monetário Internacional). Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF), compõem o Sistema das Nações Unidas.

OMS - Organização Mundial de Saúde

  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de Abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU). A sua sede situa-se em Genebra, na Suíça. A directora-geral é, desde Novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan.


  • A OMS tem as suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Criméia). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou o comité de higiene, que foi o embrião da OMS.


  • Segundo a constituição, a OMS tem como objectivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um « estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade. »


  • A extensão a todos os povos dos benefícios dos conhecimentos médicos, psicológicos e afins é essencial para atingir o mais elevado grau de saúde.


  • Uma opinião pública esclarecida e uma cooperação activa da parte do público são de uma importância capital para o melhoramento da saúde dos povos.


  • Os Governos têm responsabilidade pela saúde dos seus povos, a qual só pode ser assumida pelo estabelecimento de medidas sanitárias e sociais adequadas.


  • Aceitando estes princípios com o fim de cooperar entre si e com os outros para promover e proteger a saúde de todos os povos, as partes contratantes concordam com a presente Constituição e estabelecem a Organização Mundial da Saúde como um organismo especializado, nos termos do artigo 57 da Carta das Nações Unidas.

AMI ao serviço de todos no mundo

A AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional, é uma Organização Não Governamental portuguesa com estatuto jurídico de Fundação, privada, apolítica e sem fins lucrativos.
Desde a sua fundação, em Dezembro de 1984, pelo médico cirurgião urologista Fernando Nobre, que a AMI se assumiu como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência, tendo o Homem como centro de todas as suas preocupações.
História A AMI foi fundada a 5 de Dezembro de 1984
Posted by Picasa

Microsoft




O que é a Microsoft?


A Microsoft Corporation, é a uma empresa multi-nacional de software dos EUA, sendo a maior do mundo neste ramo. Emprega cerca de 79.000 pessoas em 102 países.
Foi fundada em 4 de Abril de 1975 por Bill Gates e Paul Allen e o seu objectivo era desenvolver e comercializar interpretadores da linguagem BASIC. Hoje a Microsoft é a empresa de tecnologia que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo.


O papel da Microsoft no mundo:


A Microsoft é empresa que produz e comercializa o maior leque de produtos informáticos que são usados por particulares e empresas em todo o mundo. Portanto é um excelente exemplo de uma empresa à escala global.
A Microsoft cria produtos quase exclusivamente para as suas plataformas. Ao mesmo tempo que cria, tenta que os seus parceiros tentem limitar o uso dos seus produtos à plataforma de Bill Gates. É por este tipo de coisas que em 1994 é processada por pressionar fabricantes de equipamentos a lançar seu produto apenas para sua plataforma, limitando assim o uso do seu software aos utilizadores de outras plataformas. A maior parte dos movimentos que se opõem à globalização usam a Microsoft como exemplo das más práticas no mundo cada vez mais ligado entre si.
No entanto, Bill Gates tem uma posição muito forte em relação à globalização e o papel que ela pode ter no desenvolvimento dos povos. Sobre isso tem uma opinião favorável ao esforço que Portugal tem vindo a desenvolver nesse sentido. Aquando da sua visita a Portugal afirmou isso mesmo com este elogio:” Portugal está a definir a agenda certa, no sentido de ajudar ao estabelecimento de pontes entre a União Europeia e outras regiões-chave à volta do mundo para parcerias duradouras e para concorrer com outros blocos económicos.”
http://www.microsoft.com/


Diogo Tribuna

Unicef uma organização global








A UNICEF, conhecida como Fundo Internacional de Emergênciadas Nações Unidas para as Crianças, foi criada em Dezembro de 1946 para ajudar as crianças da Europa vítimas da II Guerra Mundial. No início da década de 50 o seu mandato foi alargado para responder às necessidadesdas crianças e das mães nos países em desenvolvimento

Em 1953, torna-se uma agência permanente das Nações Unidas, e passa a ocupar-se especialmente das crianças dos países mais pobres da África, Ásia, AméricaLatina e Médio Oriente.

A Unicef é uma organização não governamental e que intervêm em todos os pontos do Mundo, sem excepção.


A UNICEF depende inteiramente de contribuições voluntárias provenientes de fontes governamentais e privadas. Não é financiada pelas Nações Unidas. Os orçamentos da UNICEF, fazem-no como uma contribuição específica e não integrada na sua dotação global para as Nações Unidas.
Trabalho executado Por: Flavio Martins, Diogo Tribuna e Rui Soares

Get your own at Scribd or explore others: Education

Worl Trade Organization



O que é a world trade organization?

A world trade organization (WTO) é a única organização internacional global que trata das regras sobre o comércio entre as nações.
Os membros da WTO negociam e assinam acordos que depois são ratificados pelo parlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional
A WTO tem a sede em Genebra, na Suíça.

Funções:

A WTO entrou em funcionamento em 1º. De Janeiro de 1995. Suas funções são: gerir os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais), supervisionar a adopção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização (verificar as politicas comerciais nacionais).
Outra função muito importante na WTO é o Sistema de resolução de Controvérsias da WTO, o que a destaca entre outras instituições internacionais. Este mecanismo foi criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos sobre o comércio internacional entre os membros da WTO. As negociações na WTO são feitas em Rodadas, hoje, ocorre a Rodada de Doha (Agenda de Desenvolvimento de Doha - Doha Development Agenda) iniciada em 2001.
Além disso, a WTO realiza Conferências Ministeriais a cada dois anos. Existe um Conselho Geral que implementa as decisões alcançadas na Conferência e é responsável pela administração diária. A Conferência Ministerial escolhe um director geral com o mandato de quatro anos, actualmente o Director geral é Pascal Lamy, que tomou posse em 01 de Setembro de 2005.

Origem:

A WTO surgiu do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) que foi criado após a Segunda Guerra Mundial conjuntamente com outras instituições multilaterais dedicadas à cooperação económica internacional, como as instituições criadas com Acordos de Bretton Woods: o Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional)
Em Dezembro de 1945, os Estados Unidos convidou seus aliados de guerra a iniciar negociações a fim de criarem um acordo multilateral para a redução recíproca das tarifas de comércio de bens. Para realizar este objectivo, tentou-se criar a Organização Internacional do Comércio (ITO- International Trade Organization). Um Comité Preparatório teve início em Fevereiro de 1946 e trabalhou até Novembro de 1947. Em Março de 1948 as negociações quanto à Carta da OIT não foram completadas com sucesso em Havana. Esta Carta tentava estabelecer efectivamente a ITO e designar as principais regras para o comércio internacional e outros assuntos económicos. Esta Carta nunca entrou em vigor, foi submetida inúmeras vezes ao Congresso Norte Americano que nunca a aprovou.
Em Outubro de 1947 um acordo foi alcançado pelo GATT. Finalmente, em 30 de Outubro de 1947, 23 países assinaram o “Protocolo de Provisão de Aplicação do Acordo Geral de Tarifas e Comércio” com o objectivo de evitar a onda proteccionista que marcou os anos 30. Nesta época os países tomaram uma série de medidas para proteger os produtos nacionais e evitar a entrada de produtos de outros países, como por meio de altos impostos para importação.


Site da organização:
http://www.wto.org/

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Produção cultural e atitude crítica

Na década de 90 tivemos em Portugal um grande debate sobre a construçã0 de um produto cultural, em Lisboa, de grande relevância e que se revestiu de grande polémica e acesa discussão na opinião pública.


Esse produto era, e é, o Centro Cultural de Belém e o debate era sobre a sua relação com o Mosteiro dos Jerónimos, também em Belém, uma obra emblemática do estilo arquitectónico manuelino.

A argumentação centrava-se, então, em saber se seria adequada a sua arquitectura, isto quer pela sua relação volumétrica com o Mosteiro dos Jerónimos, quer pelo contexto geográfico, urbanístico e cultural do espaço em causa.


Vittorio Gregotti arquitecto italiano criou o CCB (1988-1993), em parceria com Manuel Salgado, ainda hoje podemos assumir uma atitude crítica sobre essa peça singular do património cultural lisboeta e português.