skip to main |
skip to sidebar
OMS - Organização Mundial de Saúde
- A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de Abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU). A sua sede situa-se em Genebra, na Suíça. A directora-geral é, desde Novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan.
- A OMS tem as suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Criméia). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou o comité de higiene, que foi o embrião da OMS.
- Segundo a constituição, a OMS tem como objectivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um « estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade. »
- A extensão a todos os povos dos benefícios dos conhecimentos médicos, psicológicos e afins é essencial para atingir o mais elevado grau de saúde.
- Uma opinião pública esclarecida e uma cooperação activa da parte do público são de uma importância capital para o melhoramento da saúde dos povos.
- Os Governos têm responsabilidade pela saúde dos seus povos, a qual só pode ser assumida pelo estabelecimento de medidas sanitárias e sociais adequadas.
- Aceitando estes princípios com o fim de cooperar entre si e com os outros para promover e proteger a saúde de todos os povos, as partes contratantes concordam com a presente Constituição e estabelecem a Organização Mundial da Saúde como um organismo especializado, nos termos do artigo 57 da Carta das Nações Unidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário